Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
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Perfil do Egresso

Ações previstas para o acompanhamento de egressos

Dentre as ações previstas para o constante acompanhamento aos ingressos, cita-se:

- Possibilitar o uso da infraestrutura da IES (Biblioteca, Laboratórios, Salas etc.) aos egressos;
- Informar os egressos sobre os eventos acadêmicos oferecidos pela FACISB, oferecendo atividades de formação continuada na extensão e pós-graduação;
- Verificar formas de incentivo como possibilidade de descontos nos cursos/atividades ofertados pela FACISB;
- Manter contato contínuo com o egresso, como fonte de informação sobre o curso da FACISB e a própria instituição para a melhoria da qualidade educacional;
- Avaliar a percepção que os empregadores/empresas possuem sobre os egressos da FACISB
- Elaborar relatórios (tabelas, gráficos, números) que representem as pesquisas feitas aos egressos, analisando as informações obtidas;
- Coletar dados sobre a participação dos alunos e a influência dessa participação na instituição;
- Investigar, avaliar os resultados das iniciativas tomadas para a manutenção do vínculo com o egresso.

Objetivos do Programa de Acompanhamento de Egressos

Consta como objetivos do Programa de Acompanhamento de Egressos da FACISB:

- Acompanhar a inserção do egresso no mercado de trabalho;
- Analisar o desempenho da instituição, através do acompanhamento do desenvolvimento profissional do ex-aluno;
- Apresentar sugestões de avaliação e adequação do currículo através da realimentação por parte dos ex-alunos, tendo os egressos como fonte de informação sobre o curso e a faculdade, no intuito de melhoria da qualidade educacional;
- Auxiliar na criação de indicadores confiáveis para a avaliação contínua das técnicas e métodos didáticos empregados pela Facisb;
- Avaliar o grau de satisfação com a instituição, em conformidade com as exigências do mercado de trabalho;
- Promover pesquisa de avaliação (sociedade e empregadores) verificando
- Promover o contato permanente com os ex-alunos;

Perfil Profissional do Egreso

O graduado em Medicina a ser formado pela Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, na cidade de Barretos, Estado de São Paulo, deve ter sólida formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar de forma propositiva e resolutiva nas diferentes áreas de atenção, gestão e educação em saúde. Essas áreas exigem do profissional de saúde em Medicina ações de promoção, prevenção, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, respaldadas pela humanização, responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano, pressupondo como transversalidade em sua prática a determinação social do processo de saúde e doença, atendendo às necessidades de saúde da população, às políticas do Sistema Único de Saúde, à diversidade e complexidade do campo de atuação desse profissional. Outra questão a ressaltar no que concerne ao perfil diz respeito ao domínio da língua estrangeira, de preferência língua inglesa, para manter-se atualizado com os avanços da Medicina conquistados no país e fora dele. Portanto, são incentivados várias formas de interação com esta língua, como por exemplo, materiais pedagógicos, consulta de artigos, papers, enfim, todas as ferramentas que auxiliam o estudante nesta direção.

Perfil Humano do Egresso

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) tem como foco o perfil humano de um profissional com competência técnica e política, com base ética e humanística, capacitado para a compreensão dos principais temas e problemas, que o leve à análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere.

Os conceitos e modelos socioeconômicos adquiridos na sua formação servem de reforço na busca de soluções adequadas ao desenvolvimento equilibrado, o que tem sido alvo de considerações nos mais diversos segmentos da sociedade, segundo uma ótica crescente de complexidade e mudanças. A base ética na formação do profissional adota valores de respeito ao ser humano e cultiva a responsabilidade social, a justiça, a integridade, o respeito às leis e regulamentos, qualidades e princípios inerentes e indispensáveis à formação de um cidadão.

O PPI preconiza que os cursos propiciem aos graduandos uma sólida formação com a capacidade de análise e articulação de conceitos e interpretação e valorização dos fenômenos sociais, que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.
A atualização tecnológica, a interdependência, a competição e a cooperação, a globalização e o desenvolvimento local das sociedades são conceitos indispensáveis aos profissionais contemporâneos.
Ao mesmo tempo, a observação atenta da evolução e das mudanças do mercado de trabalho, que resultam em inovadoras oportunidades de formação profissional deve ser uma prioridade permanente da Instituição, de modo a ofertar não apenas cursos tradicionais, mas também cursos profissionalmente inovadores e compatíveis com novas demandas por profissionais de um mercado de trabalho em rápida evolução.