Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
  • +55(17) 3321-3060
  • Portugues
  • English
  • Spanish
  • Italian

Patrono - Dr. Paulo Prata


"Não há remédio que faça efeito sem que primeiro se restabeleça a dignidade humana"
Dr. Paulo Prata

Dr. Paulo Prata

Nasceu em Mirassol, SP, em 28 de janeiro de 1924. Filho do médico Radiologista e poeta Ranulpho Hora Prata e da professora Maria da Gloria Brandão Prata. Logo aos dois meses de vida, a família mudou-se para Santos, no litoral Paulista, onde fixaram residência. 
Tendo realizado os cursos primário e secundário em Santos, Paulo Prata ingressou na Faculdade de Medicina da USP, onde se formou em 1949, juntamente com sua esposa Scylla Duarte Prata, com quem se casara um ano antes. Tiveram cinco filhos: Cristina, Paulo, Beatriz, Henrique e Clarice. 

Dr. Prata aprimorou sua formação universitária, escrevendo trabalhos científicos; alguns deles, premiados. Defendeu tese de Doutorado na FMUSP, sendo aprovado com nota 10, com louvor e distinção, em concorrido concurso na época, cuja banca examinadora foi composta pelos renomados professores Renato Lochi, Edmundo Vasconcelos, Alípio Corrêa Netto, Mario Degni e Daher Cutait.
 Com a família, Dr. Paulo mudou-se para o interior. Percebendo as dificuldades que os portadores de câncer, residentes no interior, enfrentavam para se tratar na capital, criou a Fundação Pio XII, em 1967, junto com sua esposa, Dra Scylla e com o apoio, entre outros, do Sr. Antenor Duarte Villela, transformando o hoje histórico Hospital São Judas Tadeu, da rua 20 de Barretos, no primeiro hospital de câncer do interior paulista.

Baseado em suas sólidas formações humana e universitária, criou princípios que norteiam vários setores dessa Fundação até hoje, como a priorização de atendimento humanizado aos doentes carentes e aos seus familiares, em regime de tempo integral, dedicação exclusiva e caixa-único por parte do corpo clínico, incentivo à atualização e publicação científica, prevenção de câncer, bem como a formação de novos profissionais.