Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
  • +55(17) 3321-3060
  • PortuguêsPORTUGUÊS

Destaque


Projeto Ribeirinho 2017

10/05/2017
Projeto Ribeirinho 2017

O Projeto Ribeirinho é um projeto social, filantrópico, sem fins lucrativos, que visa levar assistência médica primária, priorizando as áreas da clínica geral e pediatria, aos ribeirinhos do Rio Jamari- RO, em julho de 2017.

O projeto foi criado por dois estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) que saíram de Porto Velho–RO para cursar medicina, mas não conseguiram deixar para trás a realidade da população ribeirinha de seu estado.

Por ser uma área de difícil acesso, ter uma população com baixo nível socioeconômico, escassez de profissionais da saúde, e falta de assistência em geral, a área foi escolhida. O intuito do projeto, além de prevenção, promoção e recuperação da saúde, é gerar visibilidade da comunidade diante da sociedade e das instituições públicas locais.

Os objetivos do Projeto Ribeirinho compreendem o acolhimento humanizado aos pacientes, realização de ações educativas com a população, doação de medicamentos para a unidade local, atendimentos clínicos e pediátricos, atendimentos odontológicos pediátricos e exames preventivos. Tendo em vista aumentar a qualidade de vida, fornecer acesso à atenção básica e restabelecer a dignidade da pessoa humana, atuando, assim, de maneira positiva na área ribeirinha da região amazônica.

Em 2016, o Projeto levou atendimento para 208 pessoas, sendo 92 atendimentos pediátricos e 112 atendimentos clínicos. Para o ano de 2017, esperamos atender 350 pessoas das comunidades locais, fornecendo atendimento clínico, pediátrico e pediátrico odontológico. Além disso, o Projeto Ribeirinho conseguiu uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos que também estará atuando na região no mesmo período do projeto com a carreta da mulher, realizando exames preventivos: Papanicolau e mamografia.

No entanto, para levar assistência médica, odontológica, exames preventivos, educação e muito carinho para a comunidade precisamos de um pouco da ajuda de muita gente, visto que o projeto arca com todos os custos de alimentação, transporte e estrutura da equipe profissional que se voluntaria. Por isso, pedimos que você nos ajude a mudar a vida de centenas de ribeirinhos, até porque "Grandes mudanças acontecem a partir de pequenos detalhes"!

Participe fazendo uma pequena doação financeira ou medicamentosa (analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios e outros), a população ribeirinha da Agrovila do Rio Verde e entorno e a equipe do Projeto Ribeirinho agradecem a sua doação!


Para mais informações, entre em contato conosco:
Facebook: @projetoribeirinho
Site: https://www.catarse.me/projetoribeirinho
E-mail: ribeirinho.projeto@gmail.com

Confira também a reportagem pela TV BARRETOS: