Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
  • +55(17) 3321-3060
  • PortuguêsPORTUGUÊS

Comissões

ATO: DG.10.2017 - CRIAÇÃO: 16/02/2017

Considerando a busca da excelência na educação médica, faz-se necessária a existência de um órgão articulador e catalizador entre as políticas públicas na área da saúde, currículo, metodologias ativas, avaliação do desempenho discente e o respectivo desenvolvimento profissional docente, visando subsidiar a Direção Acadêmica no que concerne a gestão efetiva da Educação em Saúde.  Assim, a UEM tem como finalidade desenvolver orientação e apoio pedagógico docente (como parte do desenvolvimento profissional docente), monitorização e aprimoramento dos processos de avaliação da evolução discente e realização de pesquisa científica na área de educação médica.

Este eixo compreende atividades de apoio a questões pedagógicas e promoção de iniciativas de formação pedagógica destinadas aos docentes e colaboradores no ensino. As atividades da UEM desenvolvidas no âmbito da orientação e acompanhamento dos professores a respeito de questões de caráter didático-pedagógico são materializadas sob a forma de cursos, oficinas e reuniões, planejadas, semestralmente, e incluídas no calendário acadêmico da Instituição.

Além disso, a UEM contribui com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos avaliativos institucionais, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) no processo de elaboração, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico, visando a sua permanente melhoria, objetivando a efetivação da missão institucional, desenvolve atividades voltadas para a ética profissional e pedagógica, bem como fomenta discussões e práticas focadas nos fundamentos pedagógicos da docência universitária.

Este eixo trata de ações direcionadas ao estudante do curso de Medicina, consubstanciado pela obtenção e sistematização de dados e produção de relatórios periódicos para dar suporte aÌ€ coordenação do curso de Medicina da FACISB. Os dados são referentes ao desenvolvimento discente e geram indicadores que orientam a coordenação nas tomadas de decisão.

No ano de 2015, foi realizado o primeiro Teste de Progresso Individual (TPI) na Instituição, que contou com a participação de 174/233 discentes (75%). Em 2016, o TPI contou com a participação de 65/323 discentes (20%). Atualmente, a FACISB faz parte do consórcio regional (TP Caipira), com a aplicação do TPI 2017 agendada para dia 19 de setembro. Estão sendo desenvolvidas ações para aumento da adesão dos discentes.

Este eixo contempla a investigação científica. O desenvolvimento de pesquisa científica na área da educação médica visa produzir conhecimentos aplicáveis ao contexto da FACISB mas que também possam ser úteis em outras instituições. Fica ainda a cargo da UEM o desenvolvimento do estudo longitudinal da Medicina da FACISB, no âmbito do qual será realizada a recolha sistemática de dados do percurso acadêmico e profissional dos estudantes do Curso de Medicina.

Em 2014, a FACISB foi representada em 3 congressos na área da educação médica (2 internacionais e 1 nacional), com apresentação de 5 trabalhos; em 2015, foi representada em 2 congressos na área da educação médica (1 internacional e 1 nacional), com apresentação de 2 trabalhos; em 2016, foi representada em 2 congressos na área da educação médica (1 internacional e 1 nacional), com apresentação de 4 trabalhos. De notar, a FACISB tem garantido, nos últimos anos, a participação discente e docente no Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM.

Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas de Aprendizagem 2015

A UEM promoveu a atividade de desenvolvimento docente com o Prof. Manuel João da Costa, Coordenador da Unidade de Educação Médica da Universidade do Minho, Portugal. Vejam as imagens abaixo deste importante momento para aperfeiçamento dos nossos docentes da FACISB.

Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas de Aprendizagem 2016

A UEM promoveu a atividade de desenvolvimento docente com o Prof. João Bizário, consultor da FACISB. Vejam as imagens abaixo deste importante momento para aperfeiçamento dos nossos docentes.



Membros Docentes

Celine Marques Pinheiro
Dr Celine Marques Pinheiro (COORDENADORA)

celinepinheiro@facisb.edu.br

Daniele Natália Pacharone Bertolini Bidinotto
Ms Daniele Natália Pacharone Bertolini Bidinotto (MEMBRO)

dnpbertolini@facisb.edu.br


Fabiana Faria Rezende
Dr Fabiana Faria Rezende (MEMBRO)

fabianarezende@facisb.edu.br

Lucas Tadeu Bidinotto
Dr Lucas Tadeu Bidinotto (MEMBRO)

lucasbidnotto@facisb.edu.br


Marleny Novaes Figueiredo de Araujo
Dr Marleny Novaes Figueiredo de Araujo (MEMBRO)

marleny@facisb.edu.br

Ricardo Filipe Alves da Costa
Ms Ricardo Filipe Alves da Costa (MEMBRO)

ricardocosta@facisb.edu.br



Membros Técnico Administrativo

Patricia Alves da Silva
Superior Patricia Alves da Silva (MEMBRO)

patricia@facisb.edu.br