Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
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Ambiente de aprendizagem

Os ambientes de aprendizagem são cenários importantes para o aprendizado dos discentes que atuam inseridos na comunidade desde o primeiro ano do curso de Medicina. Essa inserção promove o desenvolvimento de habilidades e competências e estreita o vínculo com as equipes de saúde desses serviços, levando o discente a conhecer a realidade do SUS.

A atuação dos discentes visa a colaboração com a equipe no processo de trabalho, almejando a melhoria da assistência através da prevenção de doenças e promoção de saúde, a fim de impactar a qualidade de vida da população.


Atividades Conceituais:


Salas equipadas com mesa, lousa e projetor de mídia possuem a capacidade para até 15 alunos sentados confortavelmente com o seu facilitador. Estas salas são usadas para atividades conceituais centradas no estudante, onde acontecem tutorias, facilitação de Casos Clínicos (CBL), teorizações de Estágios Curriculares e outros. Nestas salas também ocorrem orientações de monitorias e de iniciação científica, além de reuniões de grupos de trabalho e de ligas acadêmicas. Estas salas estão presentes no bloco B da FACISB e salas similares também servem ao curso na Santa Casa de Barretos, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Hospital de Câncer de Barretos.


Salas equipadas com computador, lousa, tela refletiva e projetor de mídia possuem a capacidade para 45 até 90 alunos sentados confortavelmente. Estas salas são usadas para atividades conceituais centradas no estudante como a Aprendizagem Baseada em Equipes ou TBL, que embora seja uma atividade de pequenos grupos, demanda maior espaço físico para seu desenvolvimento. Neste tipo de atividade a sala também possui tecnologia para uso de dispositivos eletrônicos para voting com resultados de testes em tempo real, importantes no processo de ensino-aprendizagem no TBL. Além disso, nestas salas são desenvolvidas atividades de aprendizagem com Sala Invertida, muito utilizada nos primeiros módulos do curso, além de Conferências curriculares e extra-curriculares. Estas salas estão presentes no bloco B da FACISB e salas similares também servem ao curso no Hospital de Câncer de Barretos e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).


O acervo da Biblioteca, em expansão no momento, conta atualmente com 7.188 exemplares em 1010 títulos, 13 dicionários e mais 1000 títulos de livros eletrônicos para serem baixados pelos alunos.

O acervo é aberto aos alunos e conta com 20 estantes deslizantes modulares, com movimentação mecânica tornando fácil e ágil a pesquisa. O Software utilizado é o Sophia Biblioteca que permite a consulta, renovação e reserva online do acervo da FACISB.

Possui múltiplas escrivaninhas para estudo individual, equipadas com computadores. A metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada na FACISB, faz com que o estudante seja o centro deste processo, mas oferece ambientes apropriados para que o conhecimento seja construído ao seu modo. Durante o curso, os alunos podem desenvolver seus estudos na biblioteca, de acordo com seus estilos de aprendizagem.

Salas para estudos em equipes também são disponibilizadas, onde os estudantes podem compartilhar o conhecimento construído e acelerar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem estabelecidos em cada fase do curso.


Atividades Procedimentais:


As antigas disciplinas de Anatomia, Histologia, Fisiologia e Radiologia básica agora são integradas em atividades de ensino-aprendizagem em um moderno Laboratório de Anatomia e Morfofuncional. O estudante encontra lá, além de peças cadavéricas, modernos modelos humanos anatômicos, microscópios, negatoscópios e computadores, que enriquecem o seu estudo de maneira integrada e contextualizada com situações reais da prática médica. O Laboratório de Anatomia e Morfofuncional atende aos estudantes durante todo o curso, mas concentra a maior parte de suas atividades nos primeiros dois anos do curso, facilitando o cumprimento dos objetivos procedimentais de aprendizagem.


Laboratório Morfofuncional


Alunos durante estudo dirigido no Laboratório

No Laboratório Multidisciplinar, o estudante participa de atividades procedimentais que o auxiliam no entendimento de técnicas laboratoriais, cujo resultados farão parte da tomada de decisão na prática médica. Técnicas básicas de bioquímica, microbiologia, imunologia e farmacologia são exemplos de temas explorados neste cenário. O Laboratório Multidisciplinar também atende aos estudantes durante todo o curso, mas concentra a maior parte de suas atividades nos primeiros dois anos do curso, facilitando o cumprimento dos objetivos procedimentais de aprendizagem.


O Laboratório de Informática conta com 45 computadores e capacidade para projeção em tela. Atende diversas atividades com base em software ou para análise de exames médicos de imagem. Durante o curso, atividades de medicina baseada em evidências e de radiologia são desenvolvidas neste laboratório.


O Laboratório de Habilidades Médicas é equipado com consultórios simulados e ante-salas espelhadas com sistema áudio-visual para monitoramento do processo de ensino aprendizagem. Habilidades médicas específicas são desenvolvidas ao longo dos quatro primeiros anos do curso neste ambiente e vão desde práticas instrucionais a avaliações da aprendizagem em formato de mini-OSCE.


Consultório simulado com janela espelhada


Ante-sala de monitoramento

A Enfermaria Simulada e o Centro de Simulação Realística da FACISB proporcionam atividades com as técnicas mais modernas de aprendizagem médica. A Enfermaria Simulada reproduz uma enfermaria hospitalar e conta com simuladores de média e baixa fidelidade, assim como instrumental médico para o desenvolvimento de habilidades médicas específicas. Ela atende a atividades durante todo o curso, mas serve de cenário principal para os Módulos Verticais do currículo FACISB como “Habilidades Médicas” do primeiro ao quarto período do curso. Além disso, durante os Módulos Horizontais do curso entre o quinto e oitavo períodos do curso, a Enfermaria Simulada abriga diversas atividades de prática médica simulada e tomada de decisão clínica.


Enfermaria Simulada da FACISB


O Centro de Simulação Realística conta com um simulador de alta fidelidade onde os estudantes podem desenvolver habilidades de abordagem do paciente crítico e em situações de urgência e emergência. A Simulação Realística é uma técnica que proporciona um aprendizado efetivo já que o estudante desenvolve a habilidade com presteza antes do contato direto com o paciente real durante o período do Internato Médico. No auditório do centro de simulação, os estudantes podem visualizar e ouvir o cenário simulado em execução e assim ajudar os envolvidos no momento do debriefing e consequente consolidação do aprendizado junto ao facilitador responsável.



Auditório do Centro de Simulação FACISB



Simulador de Alta Fidelidade


Os locais que compõe a rede de atenção primária, secundária e terciária de Barretos e região, funcionam como cenários externos de aprendizagem dos alunos da FACISB. AME Clínico, AME Cirúrgico, Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Unidades Básicas de Saúde, Hospital de Câncer de Barretos, Hospital São Judas Tadeu, IRCAD América Latina, CAPS, Casa transitória André Luiz e SAMU Barretos são exemplos de cenários onde os alunos podem desenvolver a competência médica através da interação com o paciente desde o início do curso até o internato médico e por todos os níveis de atenção à saúde.

Santa Casa de Barretos

 

Hospital São Judas Tadeu  

Serviço de Atendimento Médico de Urgência

    

     Unidade de Saúde da Família

Ambulatório Médico de Especialidades

 

  

IRCAD América Latina

 

Hospital de Câncer de Barretos

 

 

 

Estudantes em atendimento médico no Ambulatório Médico de Especialidades de Barretos. Atividade curricular procedimental desenvolvida durante, principalmente, os terceiro e quarto anos do curso de medicina e durante o internato médico.

 

Estudantes na sala de mamografia do serviço de prevenção do câncer do Hospital de Câncer de Barretos. Atividade curricular procedimental desenvolvida durante algumas unidades curriculares do terceiro e quarto anos do curso de medicina e durante o internato médico.

 

Estudantes na sala de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do IRCAD América Latina. Atividades curriculares e complementares procedimentais são desenvolvidas durante algumas unidades curriculares do curso de medicina e durante o internato médico.

 

Estudantes na Unidade de Saúde da Família participando da atenção aos pacientes oferecido pela Unidade. Durante os quatros primeiros anos do curso, o módulo vertical IESCS do currículo FACISB, insere os estudantes integralmente na realidade da atenção primária. Além disso, durante o Internato Médico, os internos são plenamente atuantes nestes cenários.

 

Estudantes sob supervisão em um domicilio, realizando o atendimento de uma família conforme planejado pelo módulo vertical IESCS do currículo FACISB.